sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O QUE É RUGBY?

Como surgiu a idéia de montar o clube de rugby em Guaíba?
    Justamente por não ter outras equipes próximas, é que se iniciou esse movimento de desenvolvimento do rugby em outras cidades. Boa parte das equipes gaúchas tiveram no Charrua RC a escola de seus fundadores. Eram necessários outros Clubes para que jogos acontecessem com mais freqüência e o custo de jogar rugby baixasse. E assim o rugby gaúcho começou a se desenvolver. Muitas equipes surgiram desse movimento: Guará de Canela, Serra de Caxias, Lanceiros Negros de Canoas, NHRC de Novo Hamburgo e o Guaíba RC de Guaíba. Existia um jogador do Charrua RC que morava em Guaíba. Ele viajava 3 vezes por semana para treinar mas não se desligou do Clube. Na época era Dirigente do Charrua RC e verificou que a cidade tinha potencial tanto de estrutura quanto de material humano. Resolveu então, estudar a possibilidade de ter mais um Clube na região metropolitana, o que seria muito bom para o desenvolvimento do rugby no Estado.

 Como começou?
    Foi concebido a partir da iniciativa de um jogador guaibense do Charrua Rugby Clube (www.charruarugby.com) de Porto Alegre (Leandro Wienskoski, o Polaco), que durante o ano de 2005 dedicou-se a fomentar, reunir adeptos, divulgar, e questionar a viabilidade da implantação desse esporte até então desconhecido na cidade. Com apoio do próprio Charrua Rugby Clube e do Grupo de Desenvolvimento RS, iniciaram-se os primeiros treinos no dia 08 de março de 2006. Amigos, conhecidos e desconhecidos reunidos nos treinos trabalharam e ajudaram a fundar o Guaíba Rugby Clube, no dia 30 de abril de 2006. Fundamental foi à pronta disposição da Diretoria Municipal de Esportes em acolher a idéia e ceder espaço no Complexo Esportivo Ruy Coelho. O Clube guaibense, caçula no estado, demonstrou seu potencial organizacional. Com poucos meses de existência realizou uma Assembléia Geral de Fundação, votou o Estatuto Social do Clube, definiu a Estrutura Administrativa para o biênio 2006/2007 e participou do Campeonato Gaúcho com bons resultados em 2006.

A escolha do nome?
    Muitos nomes foram aventados, todos com motivos farroupilhas. Porém os considerados “melhores” já haviam sido escolhidos, então se decidiu escolher o nome da Cidade que acolheu esse novo Clube e forneceu a estrutura necessária para o seu desenvolvimento. Hoje o nome de Guaíba é levado para todo o país e pro exterior com brilho pelo Guaíba Rugby Clube.

A escolha do brasão e das cores?
    Alguns modelos foram desenhados pelos atletas e por votação foi escolhido o modelo criado por Sandro Souza, então jogador. O seu escudo representa uma linha de ataque com cachorros, sobre as cores da bandeira do RS, que representa o orgulho de ser um Clube Gaúcho. Os cachorros foram escolhidos em função da história verídica ou não de que nativos de Guaíba chamavam a costa do Lago Guaíba de “Baía dos Cachorros” e que a palavra no dialeto local que representava esse nome era Guahyba. Então se adotou os cachorros como mascote e também pelas suas características de lealdade e defesa feroz do seu território, valores bastante relativos ao rugby.



As cores verde e amarelo, simplesmente foram anexadas em função das cores da bandeira da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário