Como surgiu a idéia de montar o clube de rugby em Guaíba?
Justamente por não ter outras equipes próximas, é que se iniciou esse movimento de desenvolvimento do rugby em outras cidades. Boa parte das equipes gaúchas tiveram no Charrua RC a escola de seus fundadores. Eram necessários outros Clubes para que jogos acontecessem com mais freqüência e o custo de jogar rugby baixasse. E assim o rugby gaúcho começou a se desenvolver. Muitas equipes surgiram desse movimento: Guará de Canela, Serra de Caxias, Lanceiros Negros de Canoas, NHRC de Novo Hamburgo e o Guaíba RC de Guaíba. Existia um jogador do Charrua RC que morava em Guaíba. Ele viajava 3 vezes por semana para treinar mas não se desligou do Clube. Na época era Dirigente do Charrua RC e verificou que a cidade tinha potencial tanto de estrutura quanto de material humano. Resolveu então, estudar a possibilidade de ter mais um Clube na região metropolitana, o que seria muito bom para o desenvolvimento do rugby no Estado. Como começou?
Foi concebido a partir da iniciativa de um jogador guaibense do Charrua Rugby Clube (www.charruarugby.com) de Porto Alegre (Leandro Wienskoski, o Polaco), que durante o ano de 2005 dedicou-se a fomentar, reunir adeptos, divulgar, e questionar a viabilidade da implantação desse esporte até então desconhecido na cidade. Com apoio do próprio Charrua Rugby Clube e do Grupo de Desenvolvimento RS, iniciaram-se os primeiros treinos no dia 08 de março de 2006. Amigos, conhecidos e desconhecidos reunidos nos treinos trabalharam e ajudaram a fundar o Guaíba Rugby Clube, no dia 30 de abril de 2006. Fundamental foi à pronta disposição da Diretoria Municipal de Esportes em acolher a idéia e ceder espaço no Complexo Esportivo Ruy Coelho. O Clube guaibense, caçula no estado, demonstrou seu potencial organizacional. Com poucos meses de existência realizou uma Assembléia Geral de Fundação, votou o Estatuto Social do Clube, definiu a Estrutura Administrativa para o biênio 2006/2007 e participou do Campeonato Gaúcho com bons resultados em 2006.A escolha do nome?
Muitos nomes foram aventados, todos com motivos farroupilhas. Porém os considerados “melhores” já haviam sido escolhidos, então se decidiu escolher o nome da Cidade que acolheu esse novo Clube e forneceu a estrutura necessária para o seu desenvolvimento. Hoje o nome de Guaíba é levado para todo o país e pro exterior com brilho pelo Guaíba Rugby Clube.A escolha do brasão e das cores?
Alguns modelos foram desenhados pelos atletas e por votação foi escolhido o modelo criado por Sandro Souza, então jogador. O seu escudo representa uma linha de ataque com cachorros, sobre as cores da bandeira do RS, que representa o orgulho de ser um Clube Gaúcho. Os cachorros foram escolhidos em função da história verídica ou não de que nativos de Guaíba chamavam a costa do Lago Guaíba de “Baía dos Cachorros” e que a palavra no dialeto local que representava esse nome era Guahyba. Então se adotou os cachorros como mascote e também pelas suas características de lealdade e defesa feroz do seu território, valores bastante relativos ao rugby.As cores verde e amarelo, simplesmente foram anexadas em função das cores da bandeira da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário