O rugby no estado iniciou em 2001 com a Fundação do Charrua Rugby Clube de Porto Alegre (por Nilson Taminato, jogador do Rio Branco de SP), que desde então vem fomentando a criação de novos pólos de prática do esporte. Hoje existem equipes em Porto Alegre, Canoas, Canela, Caxias do Sul, Guaíba, Bento Gonçalves, Osório, Santa Maria, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Torres, Pelotas, Rio Grande e embriões em, Uruguaiana, Santa Rosa, Bagé, Passo Fundo, todos eles apoiados pelo GDRS – Grupo de Desenvolvimento do RS (www.fgrugby.com), que naturalmente constituiu a Federação Gaúcha de Rugby.
Com a criação do GDRS em 2005, o rugby gaúcho se organizou, possui seus desenvolvedores de árbitros e coaching, e culminou com a colheita do maior dos seus frutos que foi o Campeonato Gaúcho de Rugby 2006, do qual o Guaíba Rugby Clube participou e logrou resultados que o apontou como uma das surpresas do campeonato.
O rugby gaúcho já contribuiu e muito para as Seleções Brasileiras adulto, juvenil e feminino, e com certeza, contribuirá muito mais com o desenvolvimento de novos jogadores nos novos clubes que estão surgindo. No ano de 2009, o Guaíba RC teve dois convocados para a Seleção Brasileira Juvenil: Leonardo Rostirolla e Cezar Brass.
Nenhum comentário:
Postar um comentário