segunda-feira, 6 de setembro de 2010

GUAÍBA EMPATA A FINAL E É VICE CAMPEÃO DA IV ETAPA DO GAUCHÃO 7´S

O Guaíba Rugby Clube viajou nesse último sábado para Santa Maria, 21/08, para disputar a IV Etapa do Circuito Gaúcho de Rugby 7. Foi a estréia em competições oficiais do novo treinador Philippe Jacques Gauer. Partindo de Guaíba as 4h da manhã,  a equipe mesclada com adultos e juvenis, chegou pontualmente em Santa Maria. 
Os jogos aconteceram no estádio do Inter de Santa Maria, o Presidente Vargas, mais conhecido como "Baixada Melancólica". Na abertura dos jogos teve a apresentação da Banda de Sargentos de Santa Maria que tocaram o Hino Nacional e o Hino Riograndense. 
 
 
As 7 equipes foram dividas através de sorteio em 2 chaves. As equipes jogavam com as da outra chave mas a pontuação era comparada entre os da mesma chave. Os primeiros colocados de cada chave fariam a Final, os segundos de cada chave disputariam o terceiro e quarto lugares e os 3 times restantes fariam um triangular para definir as últimas posições. Havia um critério de desempate para o caso dessa situação na classificação (número de tries marcados, saldo de tries, cartões vermelho e amarelo).
 
 
O primeiro desafio, era contra a equipe líder na classificação geral do Circuito: o Fronteira Sul. A exemplo do apelido do estádio, o Guaíba Rugby teve uma atuação "melancólica". Desperdiçava bolas, marcava mal e demorava para cobrar as infrações a seu favor. Resultado do primeiro jogo: Guaíba 0 x 7 Fronteira Sul.
Após esse jogo, as coisas começaram a mudar para os guaibenses. O time precisava vencer seus dois próximos jogos para seguir vivo e chegar a final do torneio. Foi então, que o Treinador Philippe mostrou a que veio. Com um grande trabalho de motivação e concentração, ele simplesmente transformou os apáticos jogadores do primeiro jogo em uma equipe com muita coletividade, velocidade, excepcional handling e inteligência nas tomadas de decisões. Tudo isso havia sido treinado, e ele provou que o que estava faltando mesmo era concentração e motivação para colocar essas coisas em prática, afinal sabíamos o que fazer. Os jogadores mudaram o semblante, ficou um clima de concentração total.

 
Então veio o segundo jogo com o time da casa Universitário Rugby SM, que havia vencido todos os seus jogos, fazendo grandes apresentações. O Guaíba Rugby entrou em campo com muita disposição e logo na primeira jogada, mexendo a bola de ponta a ponta, marcou seu try. Os guaibenses jogaram o tempo todo no seu campo de ataque, recuavam apenas para buscar chutes desesperados que voltavam nas mãos dos cachorros como pressão sobre os santamarienses. 
 
Logo veio o segundo try. Acaba o primeiro tempo, e o treinador aproveita a vantagem para renovar a equipe colocando pra jogar alguns juvenis e novatos. A pressão continua, mas o Universitário consegue o seu try. O resultado estava garantido: Guaíba 14 x 5 Universitário.
 
Com esse resultado o Guaíba assumia a ponta da sua chave, pois os outros times haviam perdido os seus jogos. Mas ainda não estava garantido, pois era ameaçado pelo Corsários que tinha mais um jogo e tinha pontuação extra. Então veio o terceiro jogo com o Osório, que também havia vencido seus jogos anteriores. Os cachorros estavam mais tranquilos com a evolução do jogo anterior, e os tries saíram naturalmente.

E mais tries... Final: Guaíba 33 x 0 Osório.
Com mais esse resultado o Guaíba Rugby consolidava a melhor campanha da chave A e estava habilitado para disputar a final com o Fronteira Sul. O último  jogo começou tenso para os guaibenses que logo no início levaram um try. Antes do fim do primeiro tempo, mais um try contra, e o jogo ficou cada vez mais difícil. A luz do dia ia se acabando e chega o fim do primeiro tempo (com mais de 2 minutos de antecedência, pois dos 10 minutos previstos, foram jogados quase 8). O árbitro acordou com os capitães que daria mais 5 minutos no segunto tempo, pois as condições de visibilidade quase já não existiam, o que era justo. Então inicia o segundo tempo e os cachorros foram pra cima com tudo. O Fronteira só se defendia e acabou levando o primeiro try. Logo o Guaíba empatou o jogo em 12 x 12 e não havia tempo para mais nada.
Com o jogo empatado e encerrado, e sem um regulamento que previsse essa situação em que os times tinham número de jogos diferentes, foi acordado que seria feita a média de tries por jogo que foram marcados pelas equipes. O resultado foi: Guaíba 3,00 x 3,25 para o Fronteira Sul. Então, prejudicado pela falta de luz, o Guaíba Rugby ficou com o caneco de segundo lugar, mesmo sem ter perdido o jogo. Infelizmente os guaibenses saíram no prejuízo, pois faltaram no mínimo 7 minutos para serem jogadose os momentos finais eram de muita pressão sobre o time do Fronteira Sul. A decisão errada da organização de após o almoço esperar 30, 45 minutos para recomeçar os jogos , para "ver se o público aumentava"  (isso nos foi dito por um dos organizadores, quando o alertamos que faltaria tempo no fim do torneio), acabou por prejudicar o Guaíba, não dando o tempo que faltava para ser jogado e impossibilitando a virada. De qualquer forma, o saldo foi extremamente positivo, pois o fato de termos perdido o primeiro o jogo e evoluído dentro da competição para chegar a grande final, produziu uma sensação de superação muito boa para os atletas que com certeza treinarão mais motivados para o próximo jogo da COPA RS (dia 5 de setembro, em Guaíba) e para a próxima etapa do Gauchão 7´s, em Bagé (também em setembro).
 
Destaques também para a nossa torcida que não era organizada nem tampouco numerosa, mas era "animal" e observava atentamente cada lance, e para o nosso juvenil Hiago Cesca que atuou como árbitro auxiliar em boa parte dos jogos, aprimorando o seu rugby e se preparando para defender os cachorros no futuro.
 
 
 
O Guaíba rugby agradece a todos os parceiros, atletas, dirigentes, torcedores, Philippe Gauer pela união de forças que possibilitassem nossa ida para Santa Maria e obter esse excelente resultado. Mês que vem é em Bagé, que venha mais uma etapa... Coragem Força e União!! 
Interessandos em conhecer e apoiar o rugby e o Guaíba Rugby Clube, nossos projetos sociais e atividades, por favor, mantenha contato através do e-mail contato@guaibarugby.com.br ou acesse o site oficial do Clube www.guaibarugby.com.br . VENHA VIVER O RUGBY CONOSCO!
O Guaíba Rugby Clube é apoiado pela Pluna Lineas Aereas Uruguayas e Diretoria de Esportes de Guaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário